domingo, 5 de dezembro de 2010

A primeira travessia do canal da mancha

A primeira travessia do canal da mancha

Após a grande aventura de conseguir voar, o próximo grande passo seria voar através do canal inglês. Em 1785, o francês Jean-Pierre Blanchard tentou efetuar tal travessia na companhia do Dr. John Jeffries, o primeiro americano a voar.
Está escrito que Blanchard tentou convencer Jeffries (que pagara mais de 700 libras pelas preparações da expedição) de que o balão não tinha capacidade suficiente para suportar ambos os passageiros. Jeffries, contudo, não foi enganado e persuadiu o francês a desfazer-se de seu cinto com pesos de chumbo.
Decolaram com um leve vento de noroeste e alcançaram a França em torno de 2 horas e meia após a decolagem, após lançarem ao mar todo seu lastro, a maior parte de suas roupas e todos os itens que estivessem soltos dentro do cesto, com exceção da primeira carta entregue por via aérea.
Seis meses após a travessia de Blanchard, de Rozier tentou o mesmo percurso de Boulogne para a Inglaterra, num aerostato que combinava ar quente com hidrogênio. O desenho fora uma prévia das naves que tentam as travessias oceânicas atuais, mas no lugar de Hélio, usava um gás inflamável. O desastre ocorreu quando algo incendiou o envelope. Em segundos, o balão foi consumido pelas chamas. Ambos, de Rozier e seu empregado, Romain, morreram no acidente. Assim, o primeiro homem a voar também foi a primeira vítima fatal de um acidente aéreo.
 
Fonte: Ballooning: The Complete Guide to Riding the Winds

Nenhum comentário:

Postar um comentário