domingo, 5 de dezembro de 2010

Inflagem

Inflagem

Antes da inflagem, quando o campo de decolagem já foi escolhido, devemos fazer uma inspeção para verificar se o balão está em ordem e pronto para a inflagem. Começamos então com a inflagem de ar frio impulsionada com um potente ventilador.

Quando o envelope está bastante cheio, podemos então dar vida ao balão, aquecendo o ar, o que é feito com um maçarico, que proporciona chamas com até 6 metros de comprimento.

Antigamente, era bastante comum os pilotos queimarem a boca do envelope durante a inflagem. Hoje em dia isto já é mais difícil de acontecer, graças à experiência dos pilotos, à maior tecnologia do maçarico e também ao “nomex” (material anti-chama).

Uma vez inflado o balão, deve ser feita uma nova inspeção, verificando-se desde o “pára-quedas” (o qual deve ser aberto para desgrudar o velcro, facilitando o uso durante o vôo) até o cesto. Se já estiver tudo em ordem e se já estão a bordo rádio, mapas e vôo, o balão estará pronto para a decolagem.

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