Hindenburg e Graf Zeppelin
O Hindenburg mais se assemelhava a um aeroporto do que a uma aeronave sendo, seguramente, a maior máquina voadora já construída. O seu objetivo era promover uma linha aérea comercial entre a Alemanha e Nova Iorque, enquanto o Graf Zeppelin, com metade de seu volume, teria o Brasil como destino.
Inicialmente, tudo ocorrera bem. O Hindenburg teve um total de 56 vôos, carregando 2.656 passageiros com o maior conforto possível. Sua nave irmã, o Graf Zeppelin, teve 650 vôos bem sucedidos, com um total de 620.000 milhas voadas e tendo carregado mais de 18.000 passageiros, sem nenhum acidente ou casualidade.
Em 4 de maio de 1937, o Hindenburg deixou Frankfurt com destino a New Jersey, sob o comando do experiente capitão Max Pruss. Depois de um vôo tranqüilo sobre o Atlêntico, devido a imprevistos com o tempo, ocorreu um atraso de 13 horas no pouso. Embora o procedimento ocorresse normalmente, subitamente chamas explodiram na parte traseira da aeronave que, consumida pelo fogo, despencou 18m até o solo. 62 das 97 pessoas a bordo se salvaram naquele que, até hoje, permanece como um dos acidentes mais misteriosos de toda história, com a teoria de que fora ocasionado por sabotagem ganhando força com o passar dos anos.
Fonte: Ballooning: The Complete Guide to Riding the Winds
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