domingo, 5 de dezembro de 2010

O Balonismo é um esporte de precisão

O Balonismo é um esporte de precisão

O objetivo das provas em competições de balonismo é atingir alvos previamente definidos, de acordo com as tarefas determinadas para o respectivo vôo. O tipo de tarefa, os alvos a serem atingidos e os locais de decolagem e pouso são definidos momentos antes do vôo, na reunião denominada “Briefing de Tarefa”. É neste briefing que o Diretor do Evento divulga a prova a ser realizada e especificações técnicas para os pilotos e equipes participantes da competição.
Por ser uma aeronave sem dirigibilidade mecânica e dependente das correntes de vento, o estudo da Meteorologia se torna imprescindível para o planejamento das atividades durante um campeonato de Balonismo. As condições ideais para os vôos desta modalidade esportiva são dia claro, com grande visibilidade e ventos fracos, de até 10 nós (~18.5 km/h ou 5.2 m/s). Em condições de chuvas e fortes ventos, os vôos não devem ser liberados, por motivos de segurança.
Para um campeonato de Balonismo ser válido, são necessários pelo menos dois vôos e no mínimo três tarefas realizados; assim, o sucesso de um campeonato de Balonismo depende das condições climáticas da região e do período escolhido. Os horários mais apropriados para os vôos de balão são o amanhecer e o entardecer. Assim, geralmente são realizados dois vôos diários, um pela manhã e outro no final da tarde. Dadas as considerações acima, um campeonato de Balonismo tem duração de pelo menos 2 a 3 dias. Os campeonatos Brasileiros, Continentais e Mundiais tem duração de pelo menos 5 dias, chegando até 10 dias de competição!
A Área de Competição varia em cada região, mas os mapas de competição utilizados atualmente apresentam cerca de 20 a 30 km de extensão norte-sul e/ou leste-oeste. Os balões estarão voando em áreas diferentes a cada dia, dependendo da prova determinada pelo Diretor do Evento.
Basicamente, uma tarefa consiste em atingir, durante o vôo, um alvo determinado. Ao sobrevoar o alvo, cada competidor lança uma marca, uma fita numerada com seu número de competição, com uma parte pesada. É a distância entre a posição da marca e o centro do alvo que irá determinar o resultado de cada competidor e, conseqüentemente, o resultado da tarefa.
As decolagens podem ser conjuntas, ou seja, todos os balões na mesma área, ou individuais, onde cada piloto define seu local de decolagem, de acordo com a sua estratégia de vôo.
Cada piloto também escolhe seu local de pouso, de preferência em pastos ou áreas abertas, de acordo com a direção do vento.

Bons ventos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário