Cilindros

É o receptáculo onde é acondicionado o gás (Propano) usado para a combustão, da onde se obtém a chama necessária ao aquecimento do ar do balão.
Feito, normalmente, de alumínio, aço inox ou titânio, o cilindro precisa ser leve para não comprometer a relação de carga a ser levada no balão. Pode ser usado na posição vertical (em pé) ou na horizontal (deitado) com uma quantidade de carga variável de acordo com o fabricante.
O cilindro é equipado com um relógio marcador de combustível, uma torneira para a saída de gás em forma líquida, um respiro para aliviar a pressão no momento de se fazer a recarga e uma torneira para a saída do gás em forma gasosa.
A quantidade de cilindros levados em um balão depende do tamanho do cesto, ou do interesse do piloto no momento do voo. Quanto mais gás este puder armazenar, mais autonomia de voo ele terá.
Normalmente são levados quatro cilindros em cada voo.
Fonte: ABB (Associação Brasileira de Balonismo).
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