terça-feira, 12 de abril de 2011

Após acidente, prefeitura de Boituva libera voo de balão

Após acidente, prefeitura de Boituva libera voo de balão

04 de novembro de 2010 | 19h 02
JOSÉ MARIA TOMAZELA - Agência Estado
Os voos panorâmicos de balões poderão ser retomados no sábado em Boituva, uma semana depois do acidente que causou a morte de três pessoas e deixou pelo menos 14 feridos na cidade localizada a 115 quilômetros de São Paulo. Em nota divulgada hoje, a prefeitura informou que os voos estão liberados.
A suspensão das atividades do Clube de Balonismo, anunciada pelo secretário municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, Cássio Werneck, não chegou a ocorrer. De acordo com a nota, os balonistas da cidade confirmam que a procura por passeios de balão continua e que já há reservas nos hotéis locais para os grupos que irão voar neste final de semana.
No último sábado, seis balões estavam no ar quando dois deles, levando um total de 17 pessoas, foram apanhados por uma rajada de vento. Desgovernados, os balões foram arrastados por uma distância de cinco quilômetros e caíram nos arredores da cidade.
Um piloto e dois passageiros morreram na queda. Uma das pessoas feridas continuava internada hoje em São Paulo. Foram os primeiros acidentes de balões com vítimas no Brasil. A Polícia Civil abriu inquérito policial para apurar os acidentes.
Frente fria
O comunicado esclarece que os voos serão realizados normalmente levando em consideração as condições climáticas. A previsão, no entanto, é da chegada de uma frente fria no final de semana.
A prefeitura informou que acompanha as investigações sobre as causas do acidente, mas não vê motivo para a interrupção dos voos. Conforme o secretário, as causas estão sendo apuradas pela Polícia Civil e a investigação deve ser concluída no prazo mínimo de 30 dias.
O Clube de Balonismo utiliza as mesmas instalações do Centro Nacional de Paraquedimos (CNP) do município, à margem da rodovia Castelo Branco. As duas atividades - paraquedismo e balonismo - atraem turistas de todo o Brasil e do exterior para a cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário